sábado, 17 de outubro de 2009

Ao mestre com carinho


Estou fazendo um especial dia do professor para a coluna que tenho semanalmente na Tribuna Feirense!http://www.tribunafeirense.com.br/
Estou neste momento em estado de choque com a notícia de que Marcus Morais esta morto...segundo algumas informações colhidas aqui na internet , estou sabendo que ele foi vítima de homicídio..

Tem 2 semanas que Marcus Morais estava embelezando a minha coluna, quando eu noticiava o café literário que ele estaria se apresentando e tem exatamente 5 dias que encontrei com ele no shopping bolevard..conversamos tanto, rimos, nos abraçamos... era o último abraço...

Sincera e honestamente me faltam palavras para falar sobre o que estou sentindo...mas, preciso falar...

Marcus foi mais que um professor para mim e com certeza para muitos alunos...a alegria, o amor pela arte, pela educação, o carisma , a educação, a postura desse mestre fez dele para mim um exemplo... fui influenciada e muito por Marquito ( era assim que eu o chamava)
Nas aulas de artes, fazer desenhos, aprendi a diferença de tamanhos de traços, de pontas de lápis, de mergulhar nas cores...transformar qualquer coisinha sem valor em "grandes" artes, saber que com detalhes pequenos, as vezes irrisórios eu podia fazer a diferença...num desenho...e na vida!!
Nunca me esqueço da interpretação de Marcus com as músicas Brasil de Cazuza e " Não me convidaram para essa festa pobre, que os homens armaram para mim convencer" e "Pra quem mora lá no morro. Pra quem vive nas encostas. Onde o diabo faz fogo. Pra onde Deus virou as costas" de Netinho... nos levando a refletir sobre a importancia de ter atitudes mediante a política, aos governantes, as pessoas necessitadas, aos pobres e miseráveis... nos tirando da inércia psicológica e social...
Marquito era um anjo... um doce de pessoa...tinha um coração enorme... e foi o meu primeiro amor platônico...sim!!! meu 1º amor platônico... foi meu professor da 6ª à 8ª série e eu era apaixonada por ele... ele sabia, todos sabiam..e ele ria... achava graça.... dizia: "menina, menina, toma juízo"
Estava no emec outro dia na emergência e chega alguém acidentado..muito mal, havia escapado da morte...era ele... deitado na maca...todo ensanguentado..o que levou muitos ao desespero , mas, ele conseguiu se recuperar...e ficar mais tempo enfeitando o nosso jardim da vida..
Penso neste exato momento em Chico professor de biologia, prof Cesar de português... amigos íntimos dele... só andavam juntos no shopping...devem estar também em estado de choque...
Que Deus conforte os nossos corações... que Deus conforte o coração da família de Marcus...
Estou muito...muitooo triste...as lágrimas nesse momento rolam pela minha face...
Marquito...que Deus te coloque num lugar lindo no céu... você será meu eterno mestre e viverá para sempre em minha memória e coração!
Feira de Santana perdeu hoje uma das maiores pérolas das artes e educação!!
Fica aqui o meu pesar a família, amigos, alunos ... a cidade...
é isso.... ao mestre com carinho!!

13 comentários:

Mariana disse...

Poxa!! Uma pena mesmo!!! Muito triste!!

Lia Sergia Marcondes disse...

Ainda estou pasma com a notícia. Não era próxima dele, mas meu pai era. Estive com ele umas duas vezes, e tive o privilégio de dividir os créditos com ele na ficha técnica do livro de Dr. João Batista, sobre a Santa Casa de Misericórdia (fiz a edição eletrônica e ele a capa)

Mas estas duas vezes foram suficientes para perceber que pessoa bacana ele era e ter uma boa recordação.

Quando soube, através do César Oliveira no Twitter, imediatamente lembrei de outro grande homem (e grande amigo da minha família) que Feira de Santana perdeu, há alguns anos: Egberto Costa.

É muito triste que pessoas morram de forma violenta. É anti-natural, é muito trágico. Mas, muito mais triste é quando pessoas boas são levadas embora de forma tão trágica.

Sonho, todos os dias, com o dia em que tanta violência vai acabar. Não apenas aí, em minha terra natal, ou aqui, na terra que me acolheu, mas no mundo inteiro.

:(

bondearte disse...

Sinto muito, toda vez que se perde um ser humano é muito triste, quando se perde alguem das artes é mais triste ainda.
Condolências

Antonio Carlos B disse...

Muito triste mesmo!!! Marcos realmente era apaixonante! Ser humano incrível!! Ainda bem que vc teve a oportunidade de prestar homenagem em vida a ele Manu... merecido d+!
Triste também!!

Juliana disse...

A cidade perdeu um grande mestre de verdade!!!! Fui aluna dele e realmente foram muito poucos professores com o entusiasmo de Marcus!! Que crueldade!!!!!!
Vi você ontem no velório dele, quero me solidarizar com os seus sentimentos e de toda Feira! Também estou chocada!! Marcus não merecia um final desse! Espero que se faça justiça!!!!

Carla Rocha disse...

É triste perder um dos únicos reconhecidos ícones da arte de Feira de santana. Marcus Moraes não só fazia arte em telas, mas também em sala de aula, como mestre. Todas estas artes eram dons de Deus,atribuídos a pessoas escolhidas por Ele. Saudades. "Mas eu confio na Tua benignidade, na Tua salvação se alegrará o meu coração." (Salmos 13:5)

Anônimo disse...

Estou simplesmente sem palavras! Marcus foi meu professor e tenho otimas lembrancas dele! um ser humano maravilhoso, sensivel, honesto, sempre prestativo a todos... Sem palavras e muitas lagrimas....

Luana disse...

Não acreditei hoje quando soube disso!! Estou CHOCADA!!! Até onde a maldade do ser humano vai??? Meu Deus!! Que Deus abençoe essa familia!

Deco Santana disse...

PAREI! Difícil de acreditar ue ele se foi! Tive o privilégio de ser aluno dele no CETEB, no curso de Design. Era polêmico, às vezes parecia até arrogante. Mas o seu amor pela arte e sua dedicação por aqueles que se interessavam por ela era incrível (eu era um desses).
Sentirei falta de encontrar com ele nos teatros, em exposições, no shopping... geralmente encontrava com ele acidentalmente nesses lugares. e sempre era recebido com um sorriso estampado no rosto e uma satisfação em ver um de seus amigos-alunos.
Espero que se encontre a verdade desse fato. Mas muito mais importante que isso, espro q ele tenha tido a oportunidade de conhecer a verdade.
Deixo aqui minhas considerações em nome de todos os alunos de Design do CETEB.

Ildes ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Manu...linda homenagem. Merecedíssima!!!! Fiquei muito chocada com a noticia e essa su homegame me emciona muito nesse momento. Tive o prazer de conviver contigo essa fase que fomos alunas de Marcos Moraes...Que Deus o leve e o conserve na beleza proporcional ao ser huamano que foi nessa terra tão injusta. JARA

Anônimo disse...

http://glaucowanderley.posterous.com/policia-prende-acusados-da-morte-do-artista-p

Fernanda Jimenez disse...

Nossa,que choque levei agora! Ele foi meu professor também e morava perto da minha casa, sempre o via...chocada! homicídio, o mataram?! sério?!