quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A poluição visual nas áreas verdes da cidade







O centro de Feira de Santana esta tomado por elementos ligados a comunicação visual, o que vem promovendo um desconforto espacial e visual dos que transitam pelos locais, principalmente por estarem em sua maioria nas poucas áreas verdes da cidade. As áreas que eram para dar um "descanso"as nossas vistas estão se tornando cada vez mais espaços para trocas comerciais capitalistas.



Ontem estava observando que além das placas que estão aqui nas fotos, as áreas estão sendo invadidas por luminosos enormes, creio que os patrocinadores das ornamentações natalinas o que vem ainda mais causar um desequilíbrio estético nas paisagens naturais e no centro da cidade.



Já virou falta de harmonia, e nós perdemos um pouco da nossa cidadania como agentes que participamos ativamente da dinâmica da cidade, tornamo-nos apenas consumidores e expectadores dos interesses alheios.



Não sei se existe alguma lei na cidade que proíba ou limite a poluição visual nas áreas verdes...se existe precisa ser revista, se não, é hora de se pensar nisso...se bem que, tem tantos interesses envolvidos...talvez não vá valer a pena!!






20 comentários:

Anônimo disse...

Prezada Emanuela;
Parabéns mais uma vez pela sua abordagem! Bastante propícia as suas colocações e verdadeiras demais! Mas voc~e deu um fechamento brilhante, é obvio que não vai valer a pena criar uma lei municipal que vá de encontro aos interesses dos empresários da cidade, ou se existe essa lei ( também não sei) ela não é cumprida mesmo!! E nós como fiscalizadores não estamos nem ai...Parabéns por dar importância a coisas tão simples da cidade mas que são deixadas de lado! Isso para mim é cidadania!!
Meu abraço!

Anônimo disse...

Você é ambientalista agora é?

Anônimo disse...

Assino em baixo! Deixo aqui o mu protesto! Absurdo!!!!

Anônimo disse...

Eu concordo com vc manu!! A cada dia que passa os capitalistas visando seus lucros, esquecem de preservar as poucas areas verdes que temos na cidade!!! isso eh um absurdo!!!

Unknown disse...

- Para Manu:

Mais uma observação super importante relativa à nossa cidade. É mesmo triste (e por que não dizer "confuso"?) ver tantas propagandas em todos os lugares e em todos os tamanhos.

Os poderosos do nosso governo municipal deveriam seguir o exemplo paulistano e limpar as vistas de quem trafega pela Feira de Santana. Há outras formas de mídias menos poluentes e até mais eficazes.

- Para o anônimo:

Precisa ser ambientalista para se preocupar com o visual e o verde da cidade??

Anônimo disse...

É uma pena que interesses muito maiores estejam por trás disso!!! E nossa área verde é quem perde com isso!!!

Anônimo disse...

Mais uma vez, vc. foi extremamente assertiva na sua abordagem!!! É isto aí, somos brasileiros, não desistimos, nunca!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olha que "coicidencia" Manu, você postou 7:00 da manhã isso aqui e agora 18:00 o blog do Velame posta isso aqui
http://www.bahiaagora.com.br/Prefeitura_combate_poluição_visual

ai ai viu?
Sem graça!

Anônimo disse...

4/12/2008 18:06:45
Prefeitura combate poluição visual
“Operação Faxina” já retirou quase seis mil peças publicitárias das ruas de Feira de SantanaFonte: BahiagoraDesenvolvida desde junho deste ano, a “Operação Faxina” já resultou no recolhimento de 5.985 peças publicitárias instaladas irregularmente e que vinham provocando poluição visual nas ruas da cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, seguindo determinações da Lei Municipal de nº 219/2008, que regulamenta a atividade em Feira de Santana.

A “Operação Faxina” vem sendo realizada visando a limpeza de postes e logradouros públicos, retirando cartazes, faixas, baners, poste-mídia, placas, enfim, todo material publicitário ilegal que contrariar a lei municipal que regulamenta sua aplicação.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Coelho, observa a eficácia da aplicação da lei em prol da coletividade. “É uma lei eficaz para disciplinar a propaganda, proibindo colocação de qualquer tipo de peça publicitária que venha utilizar como suporte torres de iluminação, árvores em áreas públicas, colunas de semáforos ou qualquer outro equipamento eletrônico de sinalização”, destacou.

Resultado da operação, a redução do número de propagandas recolhidas nas vias públicas tem caído de forma significante e gradativa. Em junho foram retiradas 3.139 peças publicitárias, sendo 2.971 cartazes, 125 faixas e mais 43 baners. E até o dia 30 de novembro já são 5.985 peças publicitárias.
Isolado, o mês de novembro foi o que menos teve material recolhido das ruas durante a “Operação Faxina”.

Foram somente 61 peças publicitárias durante todo o mês. “Tendo como base estes números apresentados, consideramos que a poluição visual está praticamente sob controle da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais”, avaliou Antônio Carlos Coelho.

(As informações são da Secom)

Anônimo disse...

Quem tem rabo preso não pode falar o que quer!! kkkkkk

Anônimo disse...

Juliano, não é o blog do Velame!! è o Bahia agora!Parabéns Manu, excelente abordagem! Excelente!!

yu disse...

A poluição visual nas áreas verdes da cidade...
Isso tem se tornado uma realidade crescente e triste na cidade de Feira de Santana, onde placas e plantas disputam um lugar ao sol no agreste baiano, e nessa competição louca por um lugar da mesma, as empresas de comunicação visual têm levado a melhor nessa!
Infelizmente estamos hoje sofrendo as conseqüências pela inconseqüência da preservação ambiental nessa cidade, onde estamos sofrendo cada vez mais com as ilhas de calor, seca... enfim com o desequilíbrio ecológico, não deixando de lembrar também do visual!
Basta uma mudança de mente para que empresas e meio ambiente andem juntos em prol de uma "Princesinha do Sertão" mais limpa visualmente e agradável climatologicamente!!!

Anônimo disse...

Feira e uma cidade sem Lei.
Uma cidade "grande" de pensamento e atitudes provincianas.
Acho bom o futuro prefeito de feira Boca de Sulapa seguir o exemplo dos seus colegas: kassab em Sao Paulo e arruda em brasilia que promoveram uma faxina geral na cidade e hoje os moradores das cidades agradecem.

Anônimo disse...

"Já virou falta de harmonia, e nós perdemos um pouco da nossa cidadania como agentes que participamos ativamente da dinâmica da cidade, tornamo-nos apenas consumidores e expectadores dos interesses alheios."
Muito interessante as suas colocações Emanuela, com certeza já perdemos a nossa cidadania e estemaos recebendo tudo pou "guela a baixo" agora fica a pergunta em mim: Até quando nos acostumaremos com isso? Até quando farão o que quiserem e nós permaneceremos calados? Até quando a juventude se incomoda com essas coisas? Até quando tudo passará desapercebido?

Parabéns!!

Anônimo disse...

Esse Juliano tem uma paixão recolhida por Velame. rs. Ele e metade de Feira de Santana

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ta com medo é??

Anônimo disse...

Os barões da comunicação visual de Feira tem a média com o Exmo. Prefeito Sr. José DEMonaldo Ditadorial de Carvalho. Essa "operação faxina" só pegou peixe pequeno que tava atrapalhando o nado dos tubarões.

Anônimo disse...

Assino em baixo! Só pegou os peixes pequenos mesmo! Veja os TUBARÕES ai!! Ta até feio prefeito!!

Marcelo Luiz disse...

Olá amigos do Blog !

Aproveito este contato para compartilhar com todos algo muito importante.

Quero apresentar para vocês um Sistema que me indicaram e que já estou obtendo resultados.

Gostariam de saber como estou aumentando meus ganhos no Mês trabalhando em Casa pela Internet ?

Acessem:

www.frpromotora.com/marceloluiz91945

Nome e Código: Marcelo Luiz 91945

Qualquer dúvida,me mandem um e-mail: divulgadormarcelo.frpromotora@gmail.com

FR PROMOTORA - DESDE 1998 APRESENTANDO SOLUÇÕES FINANCEIRAS

CNPJ: 02773549000144

Façam uma consulta no Site da Receita Federal:

www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Abraços !!!