sábado, 18 de outubro de 2008

Vendo Ade$ivo$ !


Ouve-se muito falar em humanização do Sus!É tema de campanhas, vemos muitos slogans" HumanizaSUS" no fundo dos carros dos estudantes de enfermagem, medicina, fisioterapia e outros cursos da área de saúde.

É incrível como todos se sensibilizam quando conhecem mais profundamente o que é o SUS e acham que podem mesmo humanizar o atendimento, viabilizar consultas, exames, ouvir os paciente,dar solução aos seus problemas, encaixa-lo numa vaga extra das cotas cedidas de atendimentos por dia na unidade, etc.

Tudo isso é válido!A esperaça é a ultima que morre mesmo... e nós temos que fazer a nossa parte, mesmo sabendo da real situação em que se encontra a saúde na nossa cidade, estado e país...
Mas...eu também vou criar um slogan! Vou fazer adesivo de carro, vou patenteá-lo e com certeza lucrarei com i$$o...sim, lucrarei..claro...o lucro é o fim de tudo!Aliás é o início o meio e o fim...é a mola propulsora de qualquer negócio!


Essa semana fui acometida por uma suposta infecção urinária. A 2ª desse ano de 2008 diga-se de passagem! Sentindo dores, ardencia e dificuldade para urinar, já estava íntima dos sintomas, que se fixaram em minha memória.Logo, comecei a tomar bastante líquido e já ficar triste com aquela situação. Não procurei um pronto-socorro porque já sabia do que se tratava e sabia já os caminhos a serem percorridos.. 1º fazer um exame comum de urina e uma urocultura. Para isso, é muito importante que a coleta de uma amostra de urina seja feita sem contaminação e de preferência que você não esteja tomando enhum antibiótico , pois com certeza dará um resultado falso em seu exame; 2º Fazer uma ultra-som das vias urinárias, para investigá-las também; 3º ingerir bastante água..isso é o básico.
Se eu fosse usuária do Sus( rede de hospitais e atendimentos médicos), com certeza a agente de saúde já teria me orientado que não fosse para os Hospitais Públicos da cidade diretamente, eu teria que primeiro procurar o posto de saúde do meu bairro onde seria atedinda pelo médico plantonista , talvez fosse medicada, talvez encaminhada para um especialista. Como sou usuária de Plano de Saúde Particular e já sabia caminho resolvi andar... minha peregrinação começou ai!!
Era uma quinta feira a tardinha, quando apresentei os primeiros sintomas. A noite peguei com um amigo meu a requisição para fazer o bendito exame de urina, fui a farmácia comprei o coletor, comprei logo norfloxacino ( antibiótico) caso quadro evoluísse e comprei buscopan, para dor...entreguei minha noite a Deus, com medo de ter crises etc etc só quem já teve uma IU sabe o que é!! Sabia que teria que controlar porque precisava colher a urina sem tomar o antibiótico.Tomei logo um buscopan e fui dormir...acordei 4:30 da manhã com um pouco de dor, então colhi às 5hs a urina,conforme manda o figurino e tomei o antibiótico...ufa!! Que alívio!! Aguentei!!
às 7:30 estava no laboratório para entregar o material para análise ainda com um pouco de dor... fui fazer a ficha na recepção..começou um longo diálogo:
Atendente: - Bom dia senhora! A guia do exame , por favor! Mal olhou nos meus olhos e nem me deixou responder: - Bom dia! Quando fui dando a solicitação do exame ela perguntou: - Qual o plano de saúde senhora? Eu respodi: - Cassi
Atendente: Sinto muito senhora, a senhora não vai poder fazer esse exame!
eu: - Como assim moça? A amostra de urina, quase que" ouro em pó" que passei a noite segurando para não tomar remédio esta aqui na minha bolsa!
Atendente: - Amanhã a senhora colhe outra senhora!
eu - Moça, eu tomei hoje já o antibiótico , vai interferir no resultado! O que houve?
Atendente: - O médico não colocou a data no pedido!
eu: - A data? Só isso?
Atendente: - Sinto muito senhora, mas o plano não vai no$ pagar! A cassi é assim!
eu: - Moça, eu não posso trazer depoi$ a guia? Eu pego hoje ainda! O médico é meu amigo, meu primo na verdade
Atendente:- Não senhora! Infeli$mente!
eu: - Eu vou atrás dele! Vou pedir para colocar a data e trago!
Atendente: - ok
Eu sair do laboratório em estado de choque com aquilo! As lágrimas vieram aos meus olhos..poxa! Eu não tava bem, passei uma noite me segurando...mas tudo bem a Ca$$i não aceita...nem passou pela minha cabeça pagar o exame...a moça nem me ofereceu essa opção...e a vergonha? Todos me olhando...que situação!
Fui atrás do médico, liguei para ele, levei a guia e ele datou! Datou logo os 2 pedidos ,o da ultra som também, para evitar problemas..
Voltei para laboratório
eu:- Aqui moça! Ela me olhou com uma cara feia...e começou a analisar a guia
Atendente: - Senhora, sinto muito! Essa letra esta diferente
eu: - A senhora esta insinuando que eu coloquei a data?
Atendente: - Senhora, eu sinto muito, mas a ca$$i não vai aceitar isso aqui.
eu: - Sinto muito digo eu moça! Eu vou fazer esse exame,pode chamar seu chefe, sua superior, quem quer que seja, mas eu só saio daqui com essse exame entregue e protocolado! Não sou criança, estou numa emergencia!Estou sentindo dores, não tenho como colher mais essa urina etc etc
Vem de lá a chefe do faturamento já ouvindo minha alteração de voz, pega a guia..olha, olha e diz: - Pode liberar! A Ca$$i vai aceitar!
Eu , me sentindo a pior pessoa do mundo...morta de vergonha já das outras pessoas que estavam na sala de espera, apertada para fazer xixi e ao mesmo tempo com medo, pois sabia que ia arder rsrsrs só tinha vontade de chorar...indignada com a falta de humanização do laboratório...a falta de preparo da atendente..entreguei o material e fui embora!! Morrendo de vontade de gritar bem alto: TRATEM O PRÓXIMO COMO GOSTARIAM QUE TRATASSEM A VOCÊS! EU QUERIA QUE FOSSE VOCÊ OU A SENHORA SUA MÃE QUE ESTIVESSE AQUI, PARA VER SE VC ESTARIA COM TANTA FRESCURA e tão irredutível!!

Sei que são normas...mas há casos e casos! Poderia ter deixado meus documentos lá pegar depois com outra guia...poderiam me oferecer, fazer particular...R$ 8,00 eu acho esse exame...poderiam não ter me exposto tanto aos olhares curiosos das outras pessoas... poderiam...se soubessem o que é humanização! Se tivessem lido ao menos um texto sobre o assunto....ou talvez não...o capitali$mo fala mais alto...e o paciente?? ai ai
Você pensa que acabou por aqui????
Escreverei cenas da minha ultra-som!! Que tive que apelar em nome de Jesus para ser atendida...pois não havia marcado!!
Vou dar curso$ nas empresa$! Como aumentar o $eu Faturamento, humanizando a $aúde já! atenda melhor ao $eu cliente, que é paciente! Mantenha o $eu cliente fiel!...
Já vou mandar confeccionar os adesivo$..vai ficar bem legal! Só estou bolando o nome ainda..rsrsrsrs

39 comentários:

Anônimo disse...

è um absurdo mesmo! Imagina no Sus? essa de Humaniza SUS é tudo furada! Vai lá para vc ver! Tenta achar uma vaga num posto ou outro atendimento

Anônimo disse...

gostei muuito do texto ! nada melhor que contar um fato que a gente vive ! espero que haja uma concientização do que é 'humanizar' !

Anônimo disse...

Eu quero ser seu sócio!! Você leva jeito! Vai dar certo!!

Isso ai! Boca no trombone mesmo!
Qual foi o laboratório? Você devia falar!
Um beijo!

Anônimo disse...

"Se eu fosse usuária do Sus( rede de hospitais e atendimentos médicos)" Até parece que vc é usuária do Sus, com essa cara de patricinha!!!

Emanuela Sampaio disse...

Oi Carlos!
Essa de Humaniza Sus é uma verdade , desde quando cada um faça a sua parte! Que é o mais difícil!

Emanuela Sampaio disse...

Nessa
Obrigada pela visita!
è bom mesmo, falar o que se vive...Vc me ajuda viu? Vamos vender bem os adesivos sobre Humanizar rsrsrs

bjus

Emanuela Sampaio disse...

Júnior

Se vc soubesse o tanto de sócios que tenho kkkkkk vc corria!
Obrigada pela visita!
Não vou falar nome do laboratório rsrsrsr deixa quieto isso!
Mas...não vou + lá não! Jamais!! Olha que eu era cliente...fiel viu?

Emanuela Sampaio disse...

Anônimo...
Poxa...estou entrando em crise....como é isso? Cara de patricinha...meu Deus!!
Vou colocar uma foto de lenço na cabeça, com uma vassoura na mão...fica bom? talvez né? Preconceitoooo contra uma pessoa bonitinha kkkkkkk
Olha, vou te dar uma informação bem legal: Todos nós somos usuários do SUS =D
Áreas de atuação do Sus:
Assitência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;
Controle e fiscalização de alimentos, água e bebidas para o consumo humano;
Orientação familiar;
Participação na area de saneamento;
Participação na preparação de recursos humanos;
Saúde do trabalhador
Vigilância epidemiológica;
Vigilância nutricional;
Vigilância sanitária.

Dê uma lidinha no site abaixo, tem umas informações bem básicas sobre a criação do Sus, história, princípios etc...
http://pt.wikipedia.org/wiki/SUS

Tem o site do Ministério da saúde
http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/


ufa
me cansou !!
Um abraço!

Anônimo disse...

Poxa! que legal! Eu não sabia que eu era usuário do Sus!!
Grande informação!! Ao menos para mim!

E, me diga qual foi o laboratório...vou mandar fechar! Como fazem isso com vc?

beijo

Anônimo disse...

É isso mesmo menina! É uma falta de respeito total com as pessoas! Parabéns pelo texto!

Emanuela Sampaio disse...

Oi Mario Neto
Que bom que te dei uma informação util =D
Obrigada pela visita!
Precisa mandar fechar não...relaxe!
Um abraço!

Emanuela Sampaio disse...

Mariane
Obrigada! Volte sempre!
Bjo

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto! Aguardo a continuação, mas acho que vc deveria citar os nomes dos locais!!
Fica a sugestão!

Anônimo disse...

Até q enfim! Alguem mandou ver! Vc já viu no emec??? Vc chega morendo e tem q ficar ali fora!
Absurdo!
Parabéns!

Anônimo disse...

Realmente, quanto mais o tempo passa mais as pessoas estao se tornando agressivas.. No seu caso Manu.. vc foi tratada como se estivesse pedindo um favor ( ao contrario de q vc estava la pagando!!!) Imagina numa rede publica, onde sao pessoas pobres que sao atendidas necessitando de atendimento urgente, em que muitas vezes nao dao ouvidos aos pacientes fazendo com que o caso ate se agrave!!!!
HUMANIZA SUS!!!!!!!
Mas hj em dia a populaçao nao é mais tao besta, muitas delas ja sabem dos seus direitos e sabem que eh so chegar ali na secretaria de saurde e registrar a sua queixa!!!!

Parabens Manu pelo post!!! Dou apoio total nessa idea do curso viu??!!!

HUMANIZA SUS!!!!!!

Anônimo disse...

Que legal!!
Eu não sabia que eu era usuária do sus...tai!! Blog de loira tb é cultura kkkkk

bjus

Anônimo disse...

AFF imagiinaa o SUS!?
gosteei do post. Manu
"Humaniza SUS"...hahaha conversa pra boi dormir!
kkkkkkkk
bjão

Emanuela Sampaio disse...

Oi Laura
Escrevere sim, relatos da ultra-som! Mas...sem nomes tá?
Bjinhos

Emanuela Sampaio disse...

anõnimo
obrigada pela visita...

Emanuela Sampaio disse...

Oi Carolzinha!
Obrigada pela sua visita e pelo post =D
Bjinhos!

Emanuela Sampaio disse...

Blog de loira também é cultura rsrsrsr

Eu passava sem essa! Mas tudo bem! Obrigada pela visita! Que bom q te serviu para alguma coisa...

Emanuela Sampaio disse...

Mima
Imagina mesmo no sus... apesar de tanta campanha de humanização no Sus, ainda ta bem longe do que podemos chamar de humanização...
Mas, não é conversa para boi dormir não...esperamos que cada um tenha consciencia do seu papel na unidade em que esta inserido e trate ao próximo como gostaria de ser tratado...já melhoraria muitooo
Isso vale para o Sus e para rede particular de atendimento
bjus

Anônimo disse...

Parabéns Manu! Gostei muito do seu texto! Bem real!!

Anônimo disse...

Isso mesmo! Uma realidade !!
Parabéns!!

Anônimo disse...

Oi, Manu!

Menina...quer dizer que seu estereótipo aqui é o de patricinha é?
hahahahahahaha
Ô gente... eu não sei onde está escrito que para saber se expressar é imprescindível ser baranga!!
Seja paty mesmo, Manu! Eu sou e a-do-ro!

E já me acostumei com as ofensas...fazem parte da liberdade de expressão...rs. Nem se estresse...

Um beijo!

Daniele Britto
Jornalista
www.bahiaagora.com.br

Anônimo disse...

Emanuela
Gostei do texto e gostaria de comentar sobre a questão que muitos eleitores, relataram e afirmaram sobre o SUS ?
Primeiramente essas pessoas deveriam conhecer o SUS, sua legislação e diretrizes!!!! Hoje em Feira de Santana, o SUS em muitos casos está dando mais resultado do que algums unidades particulares !!! Isso não e historia e sim existem dados que promovam!! E so analisar as estatisticas de avanço na Saúde em Feira de Santana , no proprio Site do Ministerio da Saúde, temos que melhorar e claro! Mas qualquer sistema de Saúde sofre mudanças no decorrer das novas necessidades da população!
Sobre o Humaniza SUS o Ministério da Saúde entende que tem a responsabilidade de ampliar esse debate,de sensibilizar outros segmentos e, principalmente, de tomar a Humanização como um
movimento capaz de fortalecer o SUS como política pública de saúde, junto aos Municipios!!
Existem pessoas que só sabem criticar sem vivenciar, Hoje em feira de Santana existem varios programas no SUS que oferece esse tipo de serviço que visa à integralidade, à universalidade, à
busca da eqüidade e à incorporação de novas tecnologias, saberes e práticas.
Mas quando falamos de Humaniza SUS, o principal fator nesse segmento são as Pessoas envolvidas, é esse mecanismo de mudança deve começar a partir da formação dos profissionais de Saúde. O Acolhimento e um fator muito importante nessa face.
Esperamos que essa pratica venha a somar e hoje existem praticas e Programas de Qualidade em Feira de Santana possuem dois grandes projetos pelo SUS, estes que são elogiado pelos verdadeiros pacientes do SUS, porque estes sim dão valor ao avanço que o Municipio de Feira de Santana teve nos ultimos anos!
Mas ainda dependemos de alguns procedimentos de especialidade que é demorado, mas isso não e um problema direto do SUS,porque hoje mesmo particular vc vai demorar para marcar um exame com um especialista, esse e um fato não so de Feira,nem da Bahia e sim de todo Brasil.

Anônimo disse...

Legal! Gostei!!
Parabéns! E os comentários aqui estão ótimos!
Alto nível!

Sucesso!

Anônimo disse...

Poxa
Estava lendo seu texto e pude sentir na pele o que passou! Parabéns Emanuela! Você descreveu com muita propriedade sobre os fatos! Detalhes minunciosos que prendem a atenção do leitor e o leva para dentro da sua história!
Imagino sua raiva! Tenho direto infecção urinária e sei que não é fácil! Toma cuidado viu? E os resultados dos exames? Já pegou? Ta tudo bem com você?

Aguardo o relato da sua ultra-som! Já imagino o que deve ter passado!
Um abraço!

Anônimo disse...

Aqui ta cheio de gente do DEMO!!
Cadmiel! Gilberte!! Humberto!

Só trazendo um padre para benzer isso aqui!! Sai de redooooooo

Anônimo disse...

E verdade!! Anonimo, somos do DEM e não temos a vergonha de mostrar quem somos!!! Porque temos orgulho! Vc concerteza deve ser frustado.....!nÃO tem nem coragem de dizer quem é?
Porque somos do Dem, temos conhecimento e somos pessoas alem de tudo RESPONSAVEIS com a verdade!!!! Se vc quiser aprender , eu, Cadmiel, toda equipe do DEM podemos ensinar!!!!!!! Seja pelo menos humildes........

Anônimo disse...

E verdade!! Anonimo, somos do DEM e não temos a vergonha de mostrar quem somos!!! Porque temos orgulho! Vc concerteza deve ser frustado.....!nÃO tem nem coragem de dizer quem é?
Porque somos do Dem, temos conhecimento e somos pessoas alem de tudo RESPONSAVEIS com a verdade!!!! Se vc quiser aprender , eu, Cadmiel, toda equipe do DEM podemos ensinar!!!!!!! Seja pelo menos humilde........

Anônimo disse...

Opaaaaaaaa
Aqui não tem gente só do DEMOOOO nãooooo!!


Eu sou PT!! E pelo q saiba esse Rafael e essa Daniele ai, trabalharam bem para Colbert!!!

Esse povo do demo se acha! rsssssssssss

Emanuela Sampaio disse...

Aos 2 anônimos em série: Obrigada pela visita!
Voltem sempre!

Emanuela Sampaio disse...

Oi Dani

Minha filha...virei patricinha por osmose...já nem discuto +...já estou falando como uma própria! kkkkk

Parece que tem que ser baranga filha...o povo sente menos raiva e não analisam tanto kkkk

As ofensas, fazem mesmo parte da liberdade de expressão...mas vou te contar...tem algumas que mostram claramente o nível do ser humano que se expressa viu? Nossa!
Mas... paciencia né? Ta na chuva...tem q se molhar!

Bjãooo

E vc já viu ai né? Os anônimos já começaram até a te atacar rsrsrsrs

Só rindo!

Emanuela Sampaio disse...

Oi Gilberteeeeeee
Que bom ver vc por aqui!
Obrigada pela visita e volte sempre!!
Pois, é...muita gente não conhece quase nada do Sus...

gostei da sua colaboração! É bom que ajuda a quem não sabe né? Afinal...blog de loira tb é cultura como já disseram aqui kkkkk Ainda bem que vc é loira tb....ajuda + ainda!kkkkkkkk

Bjos linda!

Emanuela Sampaio disse...

Magnólia
Volte sempre!
=D

Emanuela Sampaio disse...

Nessa briga ai de Dem, PT, PMDB não vou entrar não...háaa, as eleições já acabaram...
Quero + saber de política não!

Agora só acho uma coisa: Tiro meu chapéu para quem mostra sua cara! Isso para mim é CORAGEM ! Anônimos são bem vindos + serão sempre anônimos!

Bjossssssss

Anônimo disse...

Verdade!!
É muito fácil vim aqui anônimo!!

Anônimo disse...

Legal! Gostei!